SUA PÓS-GRADUAÇÃO COM QUALIDADE
Venha estudar conosco!
MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
que oferece o Programa de DOUTORADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, com duração de três anos, carga horária de 1.830 horas distribuídos em 122 créditos.
PÚBLICO ALVO
Mestres
Que atuam na área da educação ou afins, reconhecidos por órgãos competentes. E em caso de estrangeiros, que sua formação superior seja reconhecida em seu país de origem.
OBJETIVO DO CURSO
Estimular a produção de conhecimento no campo das Psicologia, fomentando formação de pesquisadores, bem como estimular estes educandos a serem capazes de ter autonomia e independência de ação no campo das pesquisas que se fazem necessárias na contemporaneidade.
Promover o aprimoramento de profissionais da Psicologia, docentes e não docentes em nível da educação superior e outros campos educacionais da sociedade civil, via produções acadêmicas de vulto, na perspectiva da elevação da eficácia e da qualidade da educação proposta.
LINHAS DE PESQUISA
I. PROCESSOS PSICOSSOCIAIS E DE SAÚDE NO TRABALHO E NAS ORGANIZAÇÕES
Interações entre o comportamento individual e coletivo e os contextos organizacionais e de trabalho, com foco nas relações de trabalho, na cultura, nos processos de mudanças, na gestão de pessoas, nos sentidos e significados do trabalho, nas psicopatologias ocupacionais, na qualidade de vida e no bem-estar do trabalhador.
II. PSICOLOGIA SOCIAL: O SUJEITO E A SOCIEDADE.
Tem como foco de análise, a aquisição de saberes, tendo como premissa as diversas concepções teóricas e vivências sobre a temática da Psicologia Social, abarcando desde uma concepção individual até uma abordagem coletiva e societais que envolvem a fenomenologia psicossocial. Isto posto, abarcam-se temáticas como o proceder do sujeito, o preconceito, a identidade social, os refugiados, os direitos humanos, o direito à diferença, as desigualdades de classes, os relacionamentos interpessoais, mais especificamente, os afetivos, o etnocentrismo, a individualidade, as práxis pedagógicas, novas propostas de desenvolvimento profissional e o adoecimento mental.
III. FAMÍLIA, CASAL E CRIANÇA: TEORIA E CLÍNICA
Caracteriza-se pelo estudo da família, do casal e da criança, fundamentado nos enfoques clínicos e socioculturais. A psicoterapia de família e casal é investigada, enfatizando-se a articulação entre as abordagens psicanalíticas e sistêmicas. Procura- se, ainda, investigar aspectos relevantes na constituição da família e do casamento contemporâneo, ressaltando-se os fatores socioculturais. A construção da subjetividade na infância e na adolescência é objeto de estudo a partir da abordagem psicanalítica e de pesquisas sobre a parentalidade, a clínica dos primórdios e a relação entre o sintoma adolescente e o laço social. Estão sendo desenvolvidos estudos sobre os seguintes temas: transmissão psíquica geracional; novas configurações conjugais e familiares; homoafetividade; adoção; saúde na família; relação amorosa; sexualidade e gênero; casamento, separação e (re) casamento; conjugalidade e parentalidade; psicoterapia de casal; psicodiagnóstico e psicoterapia de família; concepção de adolescência; relações objetais; constituição psíquica e clínica dos primórdios; a infância e o infantil na psicanálise; narratividade e processos de simbolização.
VI. SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Tem como premissa de análise o Desenvolvimento Humano concebido como um contexto de mudanças que ocorre ao longo da vida, enfocando conjunturas culturais específicas. Pretende se ainda, compreender os episódios biopsicossociais presentes na relação saúde doença durante os diferentes ciclos vitais. Situações de psicanálise de casos de autismo, depressão expressa nas personalidades narcísicas, somatizações, distúrbios alimentares, drogadição, psicose entre outros. Psicanálise em instituições. Pesquisa universitária e clínica psicanalítica. Pretende-se ainda, aglutinar diferentes áreas de conhecimento. Promovendo a interdisciplinaridade como ferramenta, junto a práticas da observação, práticas avaliativas, preventivas, intervencionistas, e o estudo de pesquisas que possuem como mote, a compreensão dos atributos da vida saudável, a qualidade de vida, a saúde física e mental dos indivíduos.
V. PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO, GÊNERO E DIVERSIDADES
Produção de subjetividades no mundo contemporâneo e suas relações com os campos, histórico, político e cultural, considerando os processos de singularização, diversificação, étnico, racial e diferenciação.
ESTRUTURA CURRICULAR