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MESTRADO E DOUTORADO EM PSICANÁLISE

Psicanálise emerge como proposta de um espaço de formação de pesquisadores, bem como alternativa relevante para o desenvolvimento e qualificação dos profissionais da Psicanálise e daqueles de outros campos que desejam contribuir com essa necessária esteira social de melhoria do nosso processo de desenvolvimento. 

PÚBLICO ALVO

Graduados em Psicologia e Afins, reconhecidos por órgãos competentes.

 

OBJETIVO DO CURSO

Estimular a produção de conhecimento no campo das Psicanálise, fomentando a formação de pesquisadores, bem como estimular estes educandos a serem capazes de ter autonomia e independência de ação no campo das pesquisas que se fazem necessárias na contemporaneidade.

Promover o aprimoramento de profissionais da Psicanálise, em nível de educação superior e outros campos educacionais da sociedade civil, via produções acadêmicas de vulto, na perspectiva da elevação da eficácia e da qualidade da educação proposta.

LINHAS DE PESQUISA

I. PSICANÁLISE:  TEORIA, MÉTODO E ÉTICA EM CLÍNICA E CULTURA

Trata-se de uma proposta com conotações particulares e individuais que assumem o ato psicanalítico de acordo com a tradição histórico-cultural básica colaborando para a construção de conhecimento e dos preceitos teóricos do exercício da psicanálise. Tecendo objeto central cultural e amplitude do sujeito, emprega-se um arcabouço metodológico de cariz teórico-clínico sobre a área da Psicanálise em plexo com outras áreas do conhecimento científico, tais como a Psicologia Social, Antropologia, Sociologia e Filosofia. Sobre esse assente de uma ampla percepção da clínica em Psicanálise e a partir das inúmeras mudanças e jogos de poder que circundam a contemporaneidade e seu desenvolvimento, possibilita-se conceber as distintas e múltiplas formas de subjetivação do sujeito e os desdobramentos desta conjuntura na atuação clínica da Psicanálise e suas interfaces.

II. PSICOLOGIA SOCIAL:  O SUJEITO E A SOCIEDADE

Tem como foco de análise, a aquisição de saberes, tendo como premissa as diversas concepções teóricas e vivências sobre a temática da Psicologia Social, abarcando desde uma concepção individual até uma abordagem coletiva e societais que envolvem a fenomenologia psicossocial. Isto posto, abarcam-se temáticas como o proceder do sujeito, o preconceito, a identidade social, os refugiados, os direitos humanos, o direito à diferença, as desigualdades de classes, os relacionamentos interpessoais, mais especificamente, os afetivos, o etnocentrismo, a individualidade, as práxis pedagógicas, novas propostas de desenvolvimento profissional e o adoecimento mental.

 

 

III. DESENVOLVIMENTO HUMANO E CONVÍVIO FAMILIAR.

Caracteriza-se pela linha investigativa que atravessa a família, o casal que permanece junto ou que se encontram separados e os efeitos sobre a criança, assentado em abordagens do exercício clínico e sociocultural. A atividade psicoterapêutica voltada para famílias e casais assume o fulcro de estudo. A ênfase para sua realização recai sobre a junção das concepções que envolvem a psicanálise sistêmica. Intenta-se ainda, pesquisar sobre abordagens substancialmente pertinentes. Por fim, busca-se investigar noções significativas na instituição familiar e do casamento nos tempos hodiernos, independente desta compor a heteronormatividade que atravessa a família tradicional ou aquela que se traduz em novos arranjos, que escapam às normativas heteronômicas, levando-se em conta as questões socioculturais. A subjetividade, que é forjada ainda na infância ou na adolescência também se constitui foco de análise, a partir da premissa da construção do sujeito. Por fim, a partir da prática clínica psicanalítica investiga-se sobre os relacionamentos homoafetivos, os laços sociais, a adoção, o gênero e a sexualidade, a conjugalidade, práticas psicoterapêuticas de casais e as narrativas socioculturais de todo este arcabouço.

 

 

IV. PROBLEMAS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E CONEXÕES CLÍNICA E NEUROCIÊNCIAS

Tecendo um planeamento de articulação de conhecimentos criados a partir de diferentes linhas de pensamento da psicologia clínica e os múltiplas vertentes da neurociência, atuando em conotação da transferência, interpretação, construção, desenvolvimento, ato analítico, lugar do analista, direção do tratamento e outros. Trazendo sua expressividade de saber, as peculiaridades clínicas de patologias neurológicas, a neuropsicologia do desenvolvimento, bem como os circuitos neurais inerentes a questões emocionais e intelectuais. Assentamentos socioculturais aludidas na construção subjetiva do indivíduo e sua implicação com a ampliação, composição e desempenho do sistema nervoso central também são aparências de instância. A partir dessa premissa, são elaboradas investigações que levam em conta a experiência clínica, dados correlatos u empíricos. Deste modo, entre as temáticas de investigação elenca-se: averiguação de ferramentas e instrumentos avaliativos, reabilitação, dentre os temas de interesse, destacam-se: a averiguação de ferramentas e práticas de avaliação, reabilitação neuropsicológica e o envelhecimento saudável.

 

 

VI. SAÚDE E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Tem como premissa de análise o Desenvolvimento Humano concebido como um contexto de mudanças que ocorre ao longo da vida, enfocando conjunturas culturais específicas. Pretende-se ainda, compreender os episódios biopsicossociais presentes na relação saúde doença durante os diferentes ciclos vitais. Situações de psicanálise de casos de autismo, depressão expressa nas personalidades narcísicas, somatizações, distúrbios alimentares, drogadição, psicose entre outros. Psicanálise em instituições. Pesquisa universitária e clínica psicanalítica. Pretende-se ainda, aglutinar diferentes áreas de conhecimento. Promovendo a interdisciplinaridade como ferramenta, junto a práticas da observação, práticas avaliativas, preventivas, intervencionistas, e o estudo de pesquisas que possuem como mote, a compreensão dos atributos da vida saudável, a qualidade de vida, a saúde física e mental dos indivíduos.

Estrutura Curricular

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