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SUA PÓS-GRADUAÇÃO COM QUALIDADE

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MESTRADO E DOUTORADO EM HISTÓRIA 

A modalidade de curso é a educação a distância e por meio da plataforma online, os alunos têm acesso aos conteúdos, às aulas e aos tutores. Na plataforma o mestrando é incentivado e desafiado a construir seu conhecimento e a produzir saberes científicos.

PÚBLICO ALVO

Graduados: Bacharel, licenciado ou tecnólogo em história e áreas afim reconhecidos por órgãos competentes.

OBJETIVO DO CURSO

Estimular a produção de conhecimento no campo da História, bem como formar pessoas capazes de ter autonomia e independência de ação no campo da História.

 

Objetiva ainda, desenvolver habilidades na produção e transmissão de conhecimentos em História, tendo em vista os avanços das concepções didáticas e práticas pedagógicas e das metodologias de pesquisa.

 

Aprimorar profissionais em conhecimentos na área educacional e na área da História para desenvolvimento de pesquisas, estudos, projetos e programas que contribuam para o aprimoramento do campo docente nos seus diversos segmentos. Com interfaces na formação de profissionais da educação e história,nas relações entre a educação, história, sociedade e a cidadania,nas relações entre a educação, história e políticas públicas,com os processos de planejamento, gestão e avaliação educacional e na relação entre a educação, história e as novas tecnologias. Além de formar docentes e pesquisadores de alto nível para que possam exercer funções em instituições de ensino superior, em institutos de ensino profissional, científico e tecnológico, em todos os aspectos, assim como em arquivos, museus e demais espaços de promoção da cultura e constituição de memória histórica.

LINHA DE PESQUISA

I. CULTURA, SOCIEDADE E CIDADANIA (ESC)

- Esta linha de estudos se propõe a acolher congregar pesquisadores cujas investigações estão associadas à história, sociedade / cultural / história social da cultura, tendo como eixo teórico-metodológico, teorias da representação, assim como conceitos e abordagens da teoria sociológica, antropológica da história social contemporâneas. Desta forma os projetos dedicam-se à reflexão sobre um conjunto variado de temas, entre os quais destacam-se religião, religiosidade, interação cultural, práticas da escrita, memória, sociedade, cultura material, cinema, relações de gênero, sexualidade e mundos do trabalho. Traçam ainda propostas que tratem da educação escolar, na educação básica –educação infantil, ensino fundamental, ensino médio) e na educação superior, e as ações educacionais desenvolvidas por instituições não escolares ligadas a órgãos estatais e organizações da sociedade civil. Abarcará ainda tema que discutam questões sociais e ligadas a cidadania, desde que vinculados a ações educacionais.

 

II. ETNIAS E INVENÇÃO DA LIBERDADE

- Abarcando pesquisa na área de história dos negros e dos povos indígenas no Brasil, sob a escravidão e outras formas de subalternidade, do período colonial ao republicano. Os interesses são variados, cobrindo questões referentes, por um lado, aos mecanismos de dominação, políticas de controle, comércio e exploração da força de trabalho e, por outro lado, à constituição e direitos de negros e índios enquanto sujeitos históricos, suas redes de sociabilidade, dinâmica cultural, visão de mundo, estratégias de sobrevivência, negociação e resistência na cidade, no campo e nas matas. Esta linha de estudos debruça diante de questões voltadas para a etnias dos povos negros e índios em questões relacionadas a cultura, sociedade e a continuidade de suas raças.

 

III. SOCIEDADE, RELAÇÕES CULTURAIS E DE PODER E REGIÃO

- Nesta linha de estudos serão desenvolvidos interesse dos seus estudos as relações culturais e de poder, as hierarquias econômicas e sociais e as formações dos espaços regionais e cujas iniciativas de pesquisa direcionam-se para as seguintes temáticas: os processos de formação e de transformação quanto as ideias políticas e sua historicidade; as instituições (partidos, sindicatos, igreja, imprensa etc.) e as suas relações com a sociedade; as hierarquias e relações sociais e econômicas; as relações de poder entre centro e localidades; as relações de gênero e as micro relações de poder presentes na sociedade.

 

 

Estrutura Curricular

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